segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Enxertia de mesa na Vinícola Salton


                        Visita técnica com o professor Gilberto Dall'Onder no dia 16 de agosto, para relembrar das técnicas de enxertia de mesa. As estacas de porta-enxerto 1103 Paulsen tem as gemas cegadas, para evitar que brotem, roubando força da copa de Chardonnay.   


                     Depois de cortadas ficam 24 horas imersas em água.



Então as estacas são unidas à máquina, com o recorte no formato ômega.



                    Esta ponta é recoberta com uma cera que contem hormônios e vai ajudar na formação do calo da enxertia. Essa cera vem em pastilhas e é dissolvida e aplicada a quente. À medida que vão sendo retiradas da cera, as estacas vão sendo depositadas em caixas forradas com serragem, que depois de completas vão para a câmara de forçagem, que seguramente era o lugar mais quente de Bento Gonçalves nesse dia...(28 graus e 85% de umidade do ar).





                     Aqui as estacas cicatrizam o calo de enxertia e emitem raízes e brotações. Há um percentual de 50% de aproveitamento, por isso são produzidas milhares de estacas. Permanecem nesta câmara por cerca de 22 a 24 dias, depois disso são plantadas na terra, em viveiros. Somente depois de emitirem raízes no solo, após uma estação de crescimento, é que são retiradas e transferidas para o local definitivo.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Poda das videiras


                    O período de dormência das vinhas está perto do fim. Hora de fazer os trabalhos de poda seca. Remover ramos mais antigos, dar forma às plantas jovens, preparar a planta para o novo ciclo. Para mim, quando penso na poda mais filosófica do que fisiologicamente, tenho a sensação da renovação, do deixar o antigo ir, para que entrem as coisas novas. E aí vem o que foi vivido em outras estações.
                    Como a estação quente anterior foi chuvosa, houve menor insolação dos sarmentos, o que pode significar menos fertilidade na próxima safra. Vamos aguardar ansiosamente a brotação e o aparecimento das flores para saber disso...


                     Neste vinhedo de Merlot faço poda em cordão de Royat, que deixa esporões para ter uma brotação mais uniforme.
                     Complementando o post anterior, adquiri uma nova tesoura de poda. Não foi uma Felco, mas uma Tramontina, com excelente custo-benefício, que está funcionando muito bem.